"Escrevo porque encontro nisso um prazer que não consigo traduzir. Não sou
pretensiosa. Escrevo para mim, para que eu sinta minha alma falando e
cantando,
às vezes chorando..." Clarice Lispector


quinta-feira, 12 de agosto de 2010

SEDUZIR

Ando pensando na necessidade exacerbada da sedução em tempo integral e como demoramos pra enxergar isso ao nosso redor e em nós mesmos. Mas creio que precisamos de muita intimidade para ver o outro usar tais poderes e só então passar a não cair em seu jogo....tão sem graça e sem bom senso...já que ele faz isso com todos que o cercam.
Ganhei o livro "O mundo é o que é " escrito pelo inteligente Gilmar Marcílio e há um texto intitulado Seduzir que diz assim:
"É sempre assim. Uns usam o olhar, outros a inteligência. E há aqueles que criam um método todo particular para nos seduzir... O fato é que estamos o tempo todo tentando conquistar. Por carência, por charme ou para exercer algum tipo de poder...
O lado engraçado desse pavoneamento todo a que nos entregamos é que a noção do ridículo desaparece magicamente, e junto com ela qualquer pudor. Alguma coisa mais forte do que o bom senso nos lança na luta pela tentativa de agradar..."
Enfim, o texto é bem bacana, veio ao encontro do que eu tentava elaborar e me fez pensar ainda mais nestas fórmulas de manipulação e aos que as utilizam com tanta habilidade.
Pense, para que o sedutor prossiga com suas investidas, precisa existir o que se deixa conquistar, ele tem a falsa idéia de que único!
Tenho pena também dos "sedutores patológicos" pois os vejo com frequência ficarem sozinhos. Eles tem a todos mas não tem ninguém.
Sim, seduzimos o tempo todo: eu, você, seu vizinho, namorado, amigo...é uma questão de sobrevivência emocional. Mas o pavão é do reino animal. Então, deixemos de ser ridículos. Um pouco menos será mais convincente, terá mais charme.
(Lisa Susin- agosto de 2010)

2 comentários:

  1. Bem complexo, penso que entendi o que você quis dizer por uma lógica de fatos que ocorreram na semana, mas também não tenho certeza de que isso tudo seja referente a estes fatos. Mesmo assim concordo com o poder de sedução que temos nas mãos...muitas vezes sabemos usar, muitas vezes usamos de forma errada, muitas vezes nem nos damos por conta que temos todo esse poder assim, muitas vezes...muitas vezes... ... ...
    Vale pensar um pouco em o quanto devemos usar o nosso poder de sedução ou o quanto ele é importante na nossa vida e no momento em que o usaremos...Por outro lado, muitas vezes...é bom ser seduzido, né? Cuidado...sempre alerta!!! Às vezes seduzir pode ser = a problema ou = a tristeza ou = a alegria ou = a paixão ou = a ilusão...ou simplesmente SEDUZIR = SEDUÇÃO.
    (Tati Barp)

    ResponderExcluir
  2. Sou meio suspeita, pois amo os textos do Gilmar Marcílio.
    Mas... muito bem colocada a sua análise, passar os dias tentando não cair na tentação que se tenta a todos, inclusive a nós mesmos.

    ResponderExcluir